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Na dúvida sobre como definir a margem de lucro para sua empresa? Chegou a hora de você tirar todos suas dúvidas sobre o assunto
Todo empreendedor sonha em conseguir êxito em seu empreendimento. Para que isso aconteça, são necessários estes aspectos: planejamento financeiro, estabelecer metas e objetivos, mas também é necessário considerar também a margem de lucro.
Veremos agora os fatores que precisam ser levados em conta para fazer o cálculo da margem de lucro. Tenha uma excelente leitura!
Para melhorar ainda mais as rotinas do financeiro em sua empresa, separamos mais alguns artigos relativos ao tema, confira:
- Folha de pagamento: o que é, como calculá-la e desoneração
- Ir à falência: Saiba como evitar!
- Renegociar dívida: quais os passos?
Qual a margem de lucro ideal para a empresa?
Não existe uma margem de lucro que seja ideal para todas as empresas, porém aquela que é adequada para a sua empresa no momento correto que ela se encontra.
A margem pode variar conforme a área que atua sua empresa e em qual país ela fica.
Há pesquisas que fazem uma sugestão de margem de 8% para indústria e a partir de 20% para empresas de serviços.
No entanto, para estabelecer uma margem de lucro saudável, é preciso levar em consideração a receita por cliente ou então contrato, além da quantia bruta de faturamento.
Segundo o PROCON, a margem de lucro que é considerada abusiva é aquela em que há uma cobrança final para o consumidor de até 20% a mais do que aquela que foi paga em locais de vendas pelo mesmíssimo produto entregue pelo distribuidor.
Como definir o lucro ideal para sua empresa?
1- Precificação correta
Verifique qual a margem de lucro que é usada no mercado, tendo como base o nicho da sua empresa. Ainda que a margem de lucro seja pequena, se o montante for grande, valerá a pena pela quantidade.
2- Planejamentos, custos e despesas
Para fazer o cálculo do produto levando em conta despesas e custos com seu produto ou serviço. Afinal, os lucros da sua empresa precisam cobrir esses valores para a empresa continuar suas atividades.
3- Não focar o lucro, mas sim a margem
Estipule preços segundo sua demanda de mercado. Caso seja um produto recorrente, a margem poderá ser pequena, porém no final do mês o valor valerá a pena. Seu pensamento sobre a margem precisa levar em conta as maneiras de acertar um mercado mais vasto.
Veja este artigo do Jornal Contábil sobre o assunto e aprofunde seu conhecimento.
Dicas para uma precificação adequada
Para estabelecer um valor justo e alinhado com aquele exercido no mercado, é fundamental fazer seu cálculo segundo sua gestão financeira, bem como fazer a análise de maneira estratégica para saber quais as quantias de entrada e saída, obtendo uma definição maior das metas desejadas.
Outra dica que temos para te dar é inserir a margem de lucro nas receitas frequentes. Receita frequente é vender produtos ou serviços de maneira repetitiva, isto é, elaborar um pacote que será ofertado para os clientes de maneira mensal.
Lyra Contábil – defina a margem de lucro com o nosso apoio
Estimar a margem de lucro é um cálculo vital que mostra o quão lucrativo é seu negócio. Ele reflete o montante da receita de seu produto ou serviço que vai para cobrir custos e despesas operacionais, bem como o quanto você pode reservar para ter lucro. Receita, despesas, fluxo de caixa, lucro bruto e lucro líquido são todos fatores a serem considerados ao analisar sua margem de lucro. Para elevar este valor, você pode reduzir custos, aumentar o preço de seus itens ou aumentar o número de pedidos.
Nós, da Lyra Contábil, podemos ajudá-lo com os cálculos e aliviar quaisquer preocupações financeiras em seus negócios.
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